Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dicas : Tecnologia Assistiva - Acessibilidade

Acesso ao software aumentador de tela do Windows (pode variar de acordo com a versão do sistema operacional):

1 - Clicar no menu "Iniciar"

2 - Escolher a opção "Todos os programas"

3 - Escolher a opção "Acessórios"

4 - Escolher a opção "Acessibilidade".

5 - Clicar no ícone do software aumentador de tela apresentado.


Passos para usar o leitor de tela NVDA (gratuito) instalado em um pendrive (portável):

1 - Salvar em um pendrive o instalador portável apresentado seguinte endereço:
http://www.nvda-project.org/releaseDownload/2012.1/nvda_2012.1_portable.exe

2 - Executar (duplo clique) o arquivo instalador, selecionando a unidade do pendrive para instalação. Esperar a instalação ser concluída.

3 - Executar (duplo clique) o arquivo nvda.exe, o qual iniciará a execução do leitor de tela.

Informações complementares sobre seu uso podem ser encontradas no site abaixo:
http://www.acessibilidadelegal.com/33-manual-nvda.php

terça-feira, 3 de abril de 2012

AMPLIADORES DE TELA

Os ampliadores de tela são aplicativos que apóiam a interação de usuário com baixa visão com computador, pois, são programa que permitem ampliar o conteúdo apresentado na tela. O sistema operacional Windows uma ferramenta bem prática para ampliar a tela.que, ao ser executado, abre uma pequena barra na parte superior da tela onde aparecerá uma versão ampliada, de acordo com as suas configurações, do conteúdo da tela onde o mouse está passando. Vamos conhecer?



1. Menu INICIAR, escolha PROGRAMAS e depois ACESSÓRIOS.

2. Na opção ACESSÓRIOS, selecione ACESSIBILIDADE, depois "lente de aumento" para executar o programa. Configure então as opções conforme as suas necessidades e minimize-o.

LentePro (instalação e programa) (250 Kb)O lente-Pro, desenvolvido pelo PROJETO DOSVOX, criado na UFRJ, é um software livre que amplia a tela em uma janela, funcionando como uma lupa.

Não deixe de ler o artigo online, 10 ampliadores de tela, no site http://www.movimentolivre.org/artigo.php?id=138, para conhecer e explorar outros ampliadores de telas.

domingo, 1 de abril de 2012

Tecnologia Assistiva



O que é Tecnologia Assistiva?

Conceito

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.

É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).

No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, instituído pela PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva: "Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da República).

O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394, S.2432). Compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.

Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.

Recursos

Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.

Serviços

São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como:

Fisioterapia

Terapia ocupacional

Fonoaudiologia

Educação

Psicologia

Enfermagem

Medicina

Engenharia

Arquitetura

Design

Técnicos de muitas outras especialidades

Encontramos também terminologias diferentes que aparecem como sinônimos da Tecnologia Assistiva, tais como “Ajudas Técnicas”, “Tecnologia de Apoio“, “Tecnologia Adaptativa” e “Adaptações”.


Objetivos da Tecnologia Assistiva

Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.




SITES QUE APRESENTAM RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Portal Nacional de Tecnologia Assistiva - Brasil

AbleData - Estados Unidos

Portale SIVA - Itália

CEAPAT - Espanha

EmpTech - Inglaterra


Fonte: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html

Teclado Virtual

O Teclado Virtual facilita o acesso de pessoas com deficiência às novas tecnologias, permite escrever textos mediante qualquer dispositivo capaz de
controlar o cursor da tela; entre outros mouse, joystick ou touchpad. O uso do aplicativo é totalmente intuitivo e não requer preparação prévia.
O Teclado Virtual funciona mediante um aplicativo que aparece na tela do computador e permite escrever textos através do pressionamento de teclas virtuais. O sistema incorpora inovações tecnológicas que facilitam ao máximo que pessoas com deficiência motriz, impossibilitadas de utilizar teclados convencionais possam escrever textos. Desta forma, dispõe de funções de predição de palavras cujos algoritmos aprendem o modo de escrever do usuário e aprimoram exponencialmente suas taxas de acerto. Os testes realizados, escrevendo textos literários entre 15.000 e 20.000
palavras demonstram uma economia de até 40% na utilização de teclas necessárias para a redação do texto, aproximadamente 7.000 palavras a menos.
O Teclado Virtual oferece também 5 dicionários que incorporam as palavras mais usuais dos idiomas espanhol, catalão, inglês, francês e italiano. Adicionalmente, conta com um sistema de aprendizado automático que permite ampliar a sua base de palavras e criar novos dicionários em qualquer língua baseada no alfabeto romano.
Desta forma, o estilo de escrever dos usuários se atualiza automaticamente,
permitindo ao aplicativo a utilização de vários dicionários no mesmo idioma e a adaptação a usos específicos otimizados para a escrita de e-mails, textos técnicos, literários, etc.
O desenvolvimento tecnológico desta ferramenta de trabalho é de acesso livre e gratuito.




Instalação: O Teclado Virtual pode ser instalado e executado em qualquer
computador equipado com o sistema operacional Windows, pelo site
http://robotica.udl.cat.

Fonte: http://www.indratechnologyaccessible.com/downloads/guiadousodovirtualkeyboard.pdf