Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010





"Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando...Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010


"Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem triste:

Sou poeta."

Viagem - Cecília Meireles

Dia 03 de janeiro de 2009.
Esse foi o dia mais feliz da minha vida. O dia da minha conquista, o dia da minha realização, o dia da minha Vitória!
Só eu sei o que passei para chegar até o meu tão sonhado diploma... Trabalhava oito horas, às vezes até 10 hs por dia, e a noite... ia para a faculdade, cansada, muitas vezes com fome e na maioria das vezes atrasada.
Foram longos anos nessa jornada, vários docs de matrículas e mensalidades, todos eles pagos com o esforço do meu trabalho.
Horas de estudos madrugada a dentro, leituras, monografias, artigos, resenhas... Isolamento social e familiar, tudo em prol de um sonho... hoje concretizado.
Valeu a pena????
É claro que valeu a pena!!!!!
Nada é fácil na vida... o fácil não tem o mesmo valor daquelas que são conquistadas com muito esforço e dificuldade.
Ser professor... Ser transmissor de verdades, De inverdades... Ser cultivador de amor, De amizades. Ser convicto de acertos, De erros. Ser construtor de seres, De vidas. Ser edificador. Movido por impulsos, por razão, por emoção. De sentimentos profundos, Que carrega no peito o orgulho de educar. Que armazena o conhecer, Que guarda no coração, o pesar De valores essenciais Para a felicidade dos “seus”. Ser conquistador de almas. Ser lutador, Que enfrenta agruras, Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos, Buscando se auto-realizar, Atingir sua plenitude humana. Possuidor de potencialidades. Da fraqueza, sempre surge a força Fazendo-o guerreiro. Ser de incalculável sabedoria, Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”. É... Esse é o valor de ser educador.

Essa é minha profissão... é falo para todos com muito orgulho: Sou Professora!
Quando escolhi o curso de Letras confesso que estava perdida em qual profissão seguir. Sempre fui apaixonada por Literatura, foi esse o grande argumento pela decisão no curso de Letras.
Com o passar dos semestres, e anos no mundo acadêmicos, me achei no mundo das Letras; e hoje me sinto realizada no que faço, pois trabalho com a alma, com o coração, com o verdadeiro e singelo sentimento de um educador que é apaixonado pelo que faz... Amo meus alunos, amo minha profissão.
O retorno financeiro é escasso, mas o retorno do olhar fascinantes dos alunos, o retorno de carinho e admiração... esse não tem preço.

Eu mesma


"Não dá voz ao que pensares, nem transforma em ação um pensamento tolo. Amistoso, sim, jamais vulgar. Os amigos que tenhas já posto à prova, prende-os na tua alma com grampos de aço; presta ouvido a muitos, tua voz a poucos. Acolhe a opinião de todos, mas tu decides. E, sobretudo, isto: sê fiel a ti mesmo. Jamais serás falso para ninguém."William Shakespeare - HAMLET