Total de visualizações de página

sábado, 25 de agosto de 2012

Atenção para o Português !!!

Nunca diga: Menas (sempre menos) Iorgute (iogurte) Mortandela (mortadela) Mendingo (mendigo) Trabisseiro (travesseiro) - essa é de doer, hein? Cardaço (cadarço) Asterístico (asterisco) Meia cansada (meio cansada) – desde quando meia fica cansada? Trezentas gramas (a grama pode ser de algum pasto). Se você quer falar de peso, então é O grama: trezentos gramas. De menor ou de maior de idade, é simplesmente maior ou menor de idade. Beneficiente (beneficente - lembre-se de Festa BENEFICENTE) Vasculhante. Aquela janela do banheiro ou da cozinha é Basculante Estou soando (quem soa é sino). Se você está transpirando você está suando. A casa é Germinada (quem germina é planta). A casa é Geminada do latim geminare = duplicar. POBLEMA ou POBREMA. O certo é Problema. Estou com uma dó. O certo é: Estou com dó. Uma dó é nota musical. Alieligina- alienígena E lembre-se: Mal – Bem Mau – Bom Quem tem espinho é planta. Peixe tem espinha. Homens dizem ObrigadO, mulheres ObrigadA Agente é secreto, de viajens. Nós = a gente. Por isso e não porisso. De repente e não derepente. Mim não conjuga verbo. Por isso é: para eu comprar, para eu comer... Seje e esteje não existe.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Tablet para escrever em Braille

Escrever em Braille Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/10/2011 Para escrever em braile, o usuário coloca oito dedos sobre a tela e o programa atribui automaticamente as teclas virtuais a cada um dos dedos. [Imagem: Stanford School of Engineering] Tablet para escrever em Braille Uma máquina de escrever Braille moderna se parece com um notebook sem tela, com um teclado de oito teclas - seis para criar o caracter, mais um enter e um delete. O maior desafio foi criar uma forma para que uma pessoa cega pudesse encontrar as teclas em uma tela sensível ao toque comum, que é plana, sem nenhuma saliência. Então, em vez de criar teclas na tela que o usuário precise localizar, os cientistas inverteram o processo: o usuário coloca oito dedos simultaneamente sobre a tela e o programa leva as teclas virtuais até cada um dos dedos. Se o usuário ficar perdido no meio da digitação, basta tirar todos os dedos da tela e começar de novo. Os cientistas afirmam que um tablet Braille deverá custar um décimo do preço de uma máquina de escrever Braille tradicional. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tablet-escrever-braille&id=020150111014&ebol=sim

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dicas : Tecnologia Assistiva - Acessibilidade

Acesso ao software aumentador de tela do Windows (pode variar de acordo com a versão do sistema operacional):

1 - Clicar no menu "Iniciar"

2 - Escolher a opção "Todos os programas"

3 - Escolher a opção "Acessórios"

4 - Escolher a opção "Acessibilidade".

5 - Clicar no ícone do software aumentador de tela apresentado.


Passos para usar o leitor de tela NVDA (gratuito) instalado em um pendrive (portável):

1 - Salvar em um pendrive o instalador portável apresentado seguinte endereço:
http://www.nvda-project.org/releaseDownload/2012.1/nvda_2012.1_portable.exe

2 - Executar (duplo clique) o arquivo instalador, selecionando a unidade do pendrive para instalação. Esperar a instalação ser concluída.

3 - Executar (duplo clique) o arquivo nvda.exe, o qual iniciará a execução do leitor de tela.

Informações complementares sobre seu uso podem ser encontradas no site abaixo:
http://www.acessibilidadelegal.com/33-manual-nvda.php

terça-feira, 3 de abril de 2012

AMPLIADORES DE TELA

Os ampliadores de tela são aplicativos que apóiam a interação de usuário com baixa visão com computador, pois, são programa que permitem ampliar o conteúdo apresentado na tela. O sistema operacional Windows uma ferramenta bem prática para ampliar a tela.que, ao ser executado, abre uma pequena barra na parte superior da tela onde aparecerá uma versão ampliada, de acordo com as suas configurações, do conteúdo da tela onde o mouse está passando. Vamos conhecer?



1. Menu INICIAR, escolha PROGRAMAS e depois ACESSÓRIOS.

2. Na opção ACESSÓRIOS, selecione ACESSIBILIDADE, depois "lente de aumento" para executar o programa. Configure então as opções conforme as suas necessidades e minimize-o.

LentePro (instalação e programa) (250 Kb)O lente-Pro, desenvolvido pelo PROJETO DOSVOX, criado na UFRJ, é um software livre que amplia a tela em uma janela, funcionando como uma lupa.

Não deixe de ler o artigo online, 10 ampliadores de tela, no site http://www.movimentolivre.org/artigo.php?id=138, para conhecer e explorar outros ampliadores de telas.

domingo, 1 de abril de 2012

Tecnologia Assistiva



O que é Tecnologia Assistiva?

Conceito

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.

É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).

No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, instituído pela PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva: "Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da República).

O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394, S.2432). Compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.

Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.

Recursos

Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.

Serviços

São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como:

Fisioterapia

Terapia ocupacional

Fonoaudiologia

Educação

Psicologia

Enfermagem

Medicina

Engenharia

Arquitetura

Design

Técnicos de muitas outras especialidades

Encontramos também terminologias diferentes que aparecem como sinônimos da Tecnologia Assistiva, tais como “Ajudas Técnicas”, “Tecnologia de Apoio“, “Tecnologia Adaptativa” e “Adaptações”.


Objetivos da Tecnologia Assistiva

Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.




SITES QUE APRESENTAM RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Portal Nacional de Tecnologia Assistiva - Brasil

AbleData - Estados Unidos

Portale SIVA - Itália

CEAPAT - Espanha

EmpTech - Inglaterra


Fonte: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html

Teclado Virtual

O Teclado Virtual facilita o acesso de pessoas com deficiência às novas tecnologias, permite escrever textos mediante qualquer dispositivo capaz de
controlar o cursor da tela; entre outros mouse, joystick ou touchpad. O uso do aplicativo é totalmente intuitivo e não requer preparação prévia.
O Teclado Virtual funciona mediante um aplicativo que aparece na tela do computador e permite escrever textos através do pressionamento de teclas virtuais. O sistema incorpora inovações tecnológicas que facilitam ao máximo que pessoas com deficiência motriz, impossibilitadas de utilizar teclados convencionais possam escrever textos. Desta forma, dispõe de funções de predição de palavras cujos algoritmos aprendem o modo de escrever do usuário e aprimoram exponencialmente suas taxas de acerto. Os testes realizados, escrevendo textos literários entre 15.000 e 20.000
palavras demonstram uma economia de até 40% na utilização de teclas necessárias para a redação do texto, aproximadamente 7.000 palavras a menos.
O Teclado Virtual oferece também 5 dicionários que incorporam as palavras mais usuais dos idiomas espanhol, catalão, inglês, francês e italiano. Adicionalmente, conta com um sistema de aprendizado automático que permite ampliar a sua base de palavras e criar novos dicionários em qualquer língua baseada no alfabeto romano.
Desta forma, o estilo de escrever dos usuários se atualiza automaticamente,
permitindo ao aplicativo a utilização de vários dicionários no mesmo idioma e a adaptação a usos específicos otimizados para a escrita de e-mails, textos técnicos, literários, etc.
O desenvolvimento tecnológico desta ferramenta de trabalho é de acesso livre e gratuito.




Instalação: O Teclado Virtual pode ser instalado e executado em qualquer
computador equipado com o sistema operacional Windows, pelo site
http://robotica.udl.cat.

Fonte: http://www.indratechnologyaccessible.com/downloads/guiadousodovirtualkeyboard.pdf

segunda-feira, 26 de março de 2012

DOSVOX – Instalação do programa

DOSVOX é um sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores. Através de seu uso é possível observar um aumento muito significativo no índice de independência e motivação das pessoas com deficiência visual, tanto no estudo, trabalho ou interação com outras pessoas. Atualmente o projeto conta com mais de 20.000 usuários espalhados pelo Brasil, Portugal e América Latina.
Descrição do sistemaO programa é hoje distribuído em versões para Windows e Linux e é um software desenvolvido segundo a filosofia Open Source. A versão para Linux é também chamada de Linvox.


O DOSVOX é composto de:

Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
Sistema de síntese de fala, incorporando um sintetizador simples para português e conexão para sistemas profissionais de síntese de voz; Editor, leitor e impressor/formatador de textos; Impressor/formatador para Braille;
Programas sonoros para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, Telnet, FTP e acesso à WWW. iversos programas de uso geral para o cego, como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenchedor de cheques, cronômetro, etc. Jogos de caráter didático e lúdico; Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida; Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual; Leitor de telas/janelas (versão para Windows)


Sites para baixar o programa:

http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm
http://www.baixaki.com.br/download/dosvox.htm


DOSVOX – Comentário sobre a instalação do programa

A instalação do programa é bem rápida, coisa de minutos/segundos. A apresentação dos comandos é prática, porém a utilização do programa não apresenta o mesmo grau de facilidade para um cego ou deficiente visual. Percebi que para melhor adaptação dos recursos disponíveis no programa, torna-se necessário, inicialmente, ter o acompanhamento de uma pessoa sem dificuldades visuais, que já conheça os mecanismos do programa, assim pode-se facilitar o manuseio da pessoa com deficiência
visual/cega. Percebi que o programa não resolve todos os problemas para um deficiente visual/cego, mas ajuda a resolver muitos deles, como:
- A leitura e a escrita passam a ser acessíveis e compatíveis com as das pessoas que não são deficientes visuais;
- A educação é alavancada pelo uso do computador;
- A interação do deficiente visual/cego com o mundo tecnológico.
O sistema apresenta algumas limitações, que são poucas em relação às vantagens
que ele permite. Dentre elas:
- A dificuldade de definir parágrafos automaticamente;
- Não é possível editar textos com várias colunas e tabelas.
Acredito que com a utilização prática do programa, observará que detalhes
poderão ser aprimorados, a fim de facilitar o uso do público destinado.

CONCLUSÃO:

O DOSVOX nos mostra muito mais vantagens do que limitações, pois trouxe a
possibilidade de inclusão com deficiência visual no mundo digital, bem como a
melhoria na qualidade de vida. No que tange ao seu uso na educação, pode-se afirmar
que é uma ferramenta de acesso à informação e de apoio no desenvolvimento de atividades educacionais, culturais e sociais, estimulando estes alunos a desenvolverem habilidades e contribuindo quanto ao interesse. O uso desta tecnologia sem custos nas escolas públicas é um dos pontos chaves para a sua utilização com os alunos com deficiência visual, favorecendo o processo de inclusão, não só escolar como também inclusão digital.
O programa pode ser visto como uma ferramenta sem a qual as coisas ficam
muito mais difíceis para o deficiente visual. Entretanto, para que ele possa continuar a ser efetivamente importante, são necessárias ações continuadas e, também, que sejam aplicadas ao maior número de deficientes visuais do nosso país. Isso depende do esforço de todos.

domingo, 25 de março de 2012

Dicas de Filmes e documentários - Educação especial


Não assisti todos, mas fica a dica.



DEFICIÊNCIA MENTAL

BENNY AND JOON
FLORES PARA ALGEMON
FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIA
GILBERT GRAPE - APRENDIZ DE SONHADOR
MÃE E FILHA: AMOR ALÉM DAS DIFERENÇAS
NICKY AND GINO
O AMOR ACIMA DE TUDO
O HOMEM SEM FACE
PODER DA EMOÇÃO
RATOS E HOMENS
SIMPLES COMO AMAR
SURPRESAS DA VIDA

DOENÇA MENTAL

ASAS DA LIBERDADE- Surto psicótico
DOM JUAN DE MARCO
EQUUS
ESTAMIRA
GAROTA INTERROMPIDA
MR. JONES
O SILÊNCIO DOS INOCENTES
PARA LEMBRAR UM GRANDE AMOR
TEMPO DE DESPERATR
UM ESTRANHO NO NINHO

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

A ÁRVORE DOS DESEJOS - discriminação de um hmem que não se comunicava direito
A MÚSICA E O SILÊNCIO- pais com DA
A PROCURA DE MR. GOODBAR
ADORÁVEL PROFESSOR Mr. HOLLAND -
ALEM DO SILÊNCIO
ASSASINATO PERFEITO
FILHOS DO SILÊNCIO
GESTOS DE AMOR
LAGRIMAS DO SILÊNCIO
MEU ADORÁVEL PROFESSOR
MORTE SILENCIOSA
NA COMPANHIA DOS HOMENS
O PIANO
PRISIONEIROS DO SILÊNCIO
QUATRO CASAMENTOS E UM FUNERAL
TORTURA SILENCIOSA
UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE
VERÃO INDOMÁVEL

DEFICIÊNCIA FÍSICA

A FORÇA DE UM CAMPEÃO- Física
AMARGO REGRESSO- Paraplegia
CARNE TRÊMULA- Física
DR. FANTÁSTICO- Paraplegia
FELIZ ANO VELHO- Tetraplegia
JOHNNY VAI À GUERRA- Física
LIVRE PARA VOAR- Física degenerativa
LUA DE FEL- Física
NASCIDO EM 4 DE JULHO- Paraplegia
O COLECIONADOR DE OSSOS- Tetraplegia
O FRANCO ATIRADOR- Paraplegia
O GRANDE LEBOWSKI- Paraplegia
O ÓLEO DE LORENZO- Física
O POVO CONTRA LARRY FLYNT- Paraplegia
UMA JANELA PARA O CÉU - Parte 1- Tetraplegia
UMA JANELA PARA O CÉU - Parte 2-Tetraplegia

DEFICIÊNCIA VISUAL

A PRIMEIRA VISTA
A PROVA
ALÉM DOS MEUS OLHOS
AMOR A PRIMEIRA VISTA
AS BOROBLETAS DE ZAGORISK
BLINK- NUM PISCAR DE OLHOS
CASTELO DE GELO
COR DO PARAISO
DANÇANDO NO ESCURO
E AI MEU IRMÃO CADE VOCÊ?
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
FÚRIA CEGA
JANELA DA ALMA
LIBERDADE PARA AS BORBOLETAS
LUZES DA CIDADE
OS AMANTES DO PONT-NEUF
OS SINOS DE ANNIE - Sobre dislexia e cegueira
PERFUME DE MULHER
UM TIRO NO ESCURO

DEFICIÊNCIAS MULTIPLAS

A MULHER QUE LUTOU POR UM MILAGRE- Visual + Física
AMY- Visual + Auditiva
CEGOS, SURDOS E LOUCOS- Visual + Auditiva
DESAFIO SEM LIMITES- Paraplegia + Visual
HELLEN KELLER- Visual + Auditiva
O MILAGRE DE ANNE SULIVAN- Auditiva + Visual
SEMPRE AMIGOS- Super dotado+distrofia muscular+Mental
THE MIGHTY – SEMPRE AMIGOS- Mental + Física
WILDFLOWER OU FLOR SELVAGEM- Auditiva + Epilepsia

AUTISMO

MEU FILHO MEU MUNDO
PRISIONEIRO DO SILÊNCIO- Autismo + Mental
CÓDIGO PARA O INFERNO
FILHA DA LUZ
EXPERIMENTANDO A VIDA
MOLLY- EXPERIMENTANDO A VIDA
NADA COMO A VERDADE
O INOCENTE
RAIN MAN
EU SEI QUE VOU TE AMAR
TESTEMUNHA DO SILÊNCIO
TOMMY

SINDROME DE ASPERGER
SHINE

SUPER DOTADOS

A VINGANÇA DOS NERDS I, II E III
AMADEUS
ENCONTRANDO FORRESTER
GENIO INDOMÁVEL
GENIOS DE VERDADE
INFINITY
MENTES QUE BRILHAM- Integração da criança Super dotada
SEMPRE AMIGOS- Super dotado + distrofia muscular

PARALISIA CEREBRAL

GABY - UMA HISTÓRIA VERDADEIRA
KING GIMP
MEU PÉ ESQUERDO

SÍNDROME DE DOWN

JONATHAN- O MENINO QUE NINGUEM QUERIA
NOS SEMPRE TE AMAREMOS
OITAVO DIA
SEMPRE AMIGOS


FALTA DE ESTIMULAÇÃO - ISOLAMENTO

GREUSTOCK- A LENDA DO TARZAN
MOWGLY – O MENINO LOBO
NELL
O ENIGMA DE KASPER HAUSER- Jovem “escondido” por 25 anos
O GAROTO SELVAGEM – de Truffault

PRECONCEITO
VARIADOS

A BELA E A FERA
O CORCUNDA DE NOTRE DAME
O HOMEM ELEFANTE- Física+Doença congênita
SHREK
AIDS
A CURA
PHILADELFIA
RACISMO
A COR DA FÚRIA
MISSISSIPI EM CHAMAS
O DESTINO DE UMA VIDA

A QUESTÃO DO OUTRO
O HOTEL DE UM MILHÃO DE DOLÁRES
O OUTRO
O PESCADOR DE ILUSÃO

QUESTÕES EDUCACIONAIS

A GUERRA DO FOGO
A HISTÓRIA DE MARTA COLLINS
AO MESTRE COM CARINHO
CODIGO 187
CONRACK
MENTES PERIGOSAS
MEU MESTRE MINHA VIDA
NENHUM A MENOS
QUANDO TUDO COMEÇA
SER E TER
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
UM DIRETOR CONTRA TODOS

VARIADOS

A ESCOLA DA DESORDEM- Tipos de escolas
A FORÇA DO AMOR- Patologia incurável
A FUGA DAS GALINHAS
A HORA DO RECREIO
A LÍNGUA DAS MARIPOSAS
A MAÇÃ
A MONTANHA DOS GORILAS
A VOZ DO CORAÇÃO
ANA E O REI
BARAKA
BIRTH
BLUFFING IT- Adulto analfabeto
CIDADE DOS HOMENS
COM MÉRITO
DESPERTAR PARA A VIDA- Lesados medulares
DO LUTO A LUTA
DUELO DE TITÃS
EM NOME DE DEUS
ENSAIO DE ORQUESTRA
ESCRITORES DA LIBERDADE
ETERNO AMOR
FILHOS DO PARAISO
FILHOS DO SILÊNCIO
FREUD ALÉM DA ALMA
GUERRA DOS BOTÕES
JACK- Patologia incurável
JANELA DA ALMA
LEÓN E OLVIDO
LEOLO
LIÇÕES DA INFÂNCIA
MIL E NOVECENTOS
MELHOR É IMPOSSIVEL
MENINOS NÃO CHORAM
MEU NOME É RÁDIO
MORANGOS SILVESTRES
NENHUM A MENOS
O AMOR É CONTAGIOSO
O CAMINHO PARA CASA
O CLUBE DO IMPERADO
O ENIGMA DAS CARTAS- Discussão sobre diagnostico inadequado
O JARRO
O ESPELHO TEM DUAS FACES
O HOMEM QUE VIROU SUCO
O DESPERTAR DE RITA
O MENINO DO TAMBOR
O NOME DA ROSA
O PEQUENO MILAGRE- Nanismo e discriminação
O SORRISO DE MONALISA
PARENTAGE
PRO DIA NASCER FELIZ
QUANDO EU VOLTEI A SER CRIANÇA
RETRATOS DE VIDA
SIMPLES COMO AMAR
SOM DO CORAÇÃO
SONATA DE OUTONO- Doença neurológica degenerativa
TÃO LONGE, TÃO PERTO
TESTEMUNHAS DO SILÊNCIO
THE BLACK STORK
THE SCIENCE OF LIFE
TOMORROW´S CHILDREN
TUDO PELA VIDA- Acidente recuperação
UM TIRA NO JARDIM DE INFÂNCIA
UMA LIÇÃO DE AMOR
UMA MENTE BRILHANTE
UMA SEGUNDA CHANCE- Perda de memória
VEM DANÇAR

DOCUMENTÁRIOS
Educação Especial

TV Escola:
a) Deficiência: mito e realidade;
b) TV Executiva: os novos rumos da Educação Especial ( dois vídeos );
c) O menor elefante do mundo – ética – animação;
d) Um salto para o futuro – Série Escola – Exclusão e inclusão – cinco
programas
Área Auditiva
TV Escola:
a) Série Deficiência Auditiva:
- Conhecendo a surdez;
- Aprendendo a se comunicar;
- A busca da inclusão;
- Língua Brasileira de Sinais;
b) Linguagem silenciosa;
c) Para um filho surdo;
d) Série direitos do coração – programa 2 – O torneio;
e) Quem não escuta, a chance encurta – saúde;
Fundação Roquete Pinto
e) Vejo vozes;
O Mundo dos surdos e os absurdos do mundo;
Mãos viajantes;
GNT – O som e a fúria
Discovery Channel – A linguagem.

Dica de site para atividades - Educação Especial

Pessoal gostei muito desse site : http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=educa%E7%E3o-especial

Várias atividades bem interessante para educação especial, entre elas caça-palavras em LIBRAS, somando em LIBRAS e tantos outros. Vale a pena dar uma olhadinha. Muito bom!!!

SITES DE LEITURAS e TEXTOS SOBRE DEFICIÊNCIAS

Somos todos Iguais: http://www.inclusao.com.br/index_.htm

Educarsol: http://www.educarsol.com.br/index.php

Blog de curiosidades: http://sites.google.com/site/eduardadc/tecnologias-na-escola/educacao-especial

Caderno Pedagógico- http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/418-2.pdf

Psicologia On Line- http://www.pol.org.br/

PsiqWeb -Psiquiatria Geral- http://sites.uol.com.br/gballone

Defnet - (Dados sobre deficiência )- http://www.defnet.org.br/

Sentidos- (Temas de def. em geral)- http://www.sentidos.com.br/

Entre Amigos – (Site sobre Deficiências)- http://www.entreamigos.com.br/

Caminhar – (Site sobre paralisia cerebral)- http://www.caminhar.org.br/

Lerparaver - navegação para cegos/notícias- http://www.lerparaver.com/

Audioteca- Literatura para Def visual ­livros falados- http://www.audioteca.com.br/

Comunicação Alternativa 1- www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/111.html

USP – Programa USP Legal - sobre inclusão, inf. sobre def.- www.cecae.usp.br/usplegal

sábado, 10 de março de 2012

Feira Literária 2011 - Escola Estadual de Ensino Fundamental Plácido de Castro

Trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Escola Plácido de Castro com a orientação de seus professores.
*A Escola Estadual de Ensino Fundamental Plácido de Castro é uma escola referência no estado em Educação inclusiva.

“A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de os sentir e entender. Nessas moradas estão os tesouros da ternura humana dos quais só os diferentes são capazes. Não mexa com o amor de um diferente. A menos que você seja suficientemente forte para suportá-lo depois."
Arthur da Távola


PROJETO: “LENDO PRA VALER - 2011” - Porto Alegre, Outubro 2011.

O projeto, cujo tema escolhido foi poesia, tem o objetivo de trazer para a criança o gosto pela leitura e a produção de poemas, assim como a ilustração.
A escolha do tema veio da necessidade em trabalhar leitura dos poemas do livro “Lápis Encantado”, do escritor Leonardo Cunha, do incentivo à leitura e da construção de textos poéticos. Um assunto capaz de despertar no aluno o interesse de conhecer a poesia em sua construção, forma e estilo, fazendo surgir nesse meio os artistas escritores e poetas que acreditamos haver em cada um de nós.




O material a ser utilizado nas atividades será o livro “Lápis Encantado” – Quinteto Editorial LTDA. Ano 2006 São Paulo.
Assim, este projeto pretende ir ao encontro das necessidades dos alunos na conquista da leitura de poemas. O aluno irá apreciar e perceber que a leitura e a arte abrem caminhos para a conscientização sobre fatos atuais e de todos os tempos. E que ainda mais, a leitura faz parte da bagagem necessária para escrever bem, comunicar-se bem e viver bem.
A proposta deste projeto é atender as turmas de segundo, terceiro e quarto anos, e ainda quinta e sexta séries do Ensino Fundamental da Escola Estadual Plácido de Castro.
Os alunos já possuem um bom acesso à leitura, o que nos permite aproveitar o tema "poema" para obter sucesso no projeto, tanto na parte da leitura, quanto na parte da escrita e ilustração.
As atividades serão desenvolvidas nos anos iniciais: 5ª e 6ª séries, nos períodos de Língua Portuguesa. Em cada hora/aula o assunto será distribuído da seguinte forma:

* Conversa com os alunos sobre “O que é poema”;
* Apresentação do livro “Lápis Encantado” do escritor Leonardo Cunha;
* Leitura dos poemas do livro;
* Bate-papo - Os alunos comentam o que leram e entenderam dos poemas;
* Sensibilização dos alunos para que percebam e identifiquem rimas nos poemas e assim criem suas próprias rimas;
* Produção de texto: Individualmente os alunos da quinta e sexta série irão reescrever os poemas do livro “Lápis Encantando”;
* Elaboração de um mural para a exposição dos poemas e a ilustrações produzidas pelos alunos do segundo, terceiro, quarto anos e quinta série;
* Elaboração de um livro com os poemas produzidos pelos alunos da sexta série, assim como a ilustração do mesmo.

Os alunos de segundo, terceiro e quarto anos do turno da manhã terão as atividades desenvolvidas na seguinte sequência:
• Pesquisa sobre o autor;
• Contato inicial com a obra;
• Leitura, interpretação e discussão sobre a mesma;
• Escolha individual das poesias preferidas;
• Releitura gráfica das poesias: pinturas, dobraduras e montagens com sucata;
• Montagem de um painel para exposição das mesmas.

Culminância
* Visita do escritor na escola.

Todo o projeto foi elaborado e desenvolvido pela equipe de professores da disciplina de Língua Portuguesa e professores do CAT do turno da tarde e manhã e sua aplicação faz parte do desenvolvimento curricular de componente de Língua Portuguesa.

Projeto desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Plácido de Castro - Cidade Porto Alegre outubro de 2011