Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

DOSVOX – Instalação do programa

DOSVOX é um sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores. Através de seu uso é possível observar um aumento muito significativo no índice de independência e motivação das pessoas com deficiência visual, tanto no estudo, trabalho ou interação com outras pessoas. Atualmente o projeto conta com mais de 20.000 usuários espalhados pelo Brasil, Portugal e América Latina.
Descrição do sistemaO programa é hoje distribuído em versões para Windows e Linux e é um software desenvolvido segundo a filosofia Open Source. A versão para Linux é também chamada de Linvox.


O DOSVOX é composto de:

Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
Sistema de síntese de fala, incorporando um sintetizador simples para português e conexão para sistemas profissionais de síntese de voz; Editor, leitor e impressor/formatador de textos; Impressor/formatador para Braille;
Programas sonoros para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, Telnet, FTP e acesso à WWW. iversos programas de uso geral para o cego, como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenchedor de cheques, cronômetro, etc. Jogos de caráter didático e lúdico; Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida; Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual; Leitor de telas/janelas (versão para Windows)


Sites para baixar o programa:

http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm
http://www.baixaki.com.br/download/dosvox.htm


DOSVOX – Comentário sobre a instalação do programa

A instalação do programa é bem rápida, coisa de minutos/segundos. A apresentação dos comandos é prática, porém a utilização do programa não apresenta o mesmo grau de facilidade para um cego ou deficiente visual. Percebi que para melhor adaptação dos recursos disponíveis no programa, torna-se necessário, inicialmente, ter o acompanhamento de uma pessoa sem dificuldades visuais, que já conheça os mecanismos do programa, assim pode-se facilitar o manuseio da pessoa com deficiência
visual/cega. Percebi que o programa não resolve todos os problemas para um deficiente visual/cego, mas ajuda a resolver muitos deles, como:
- A leitura e a escrita passam a ser acessíveis e compatíveis com as das pessoas que não são deficientes visuais;
- A educação é alavancada pelo uso do computador;
- A interação do deficiente visual/cego com o mundo tecnológico.
O sistema apresenta algumas limitações, que são poucas em relação às vantagens
que ele permite. Dentre elas:
- A dificuldade de definir parágrafos automaticamente;
- Não é possível editar textos com várias colunas e tabelas.
Acredito que com a utilização prática do programa, observará que detalhes
poderão ser aprimorados, a fim de facilitar o uso do público destinado.

CONCLUSÃO:

O DOSVOX nos mostra muito mais vantagens do que limitações, pois trouxe a
possibilidade de inclusão com deficiência visual no mundo digital, bem como a
melhoria na qualidade de vida. No que tange ao seu uso na educação, pode-se afirmar
que é uma ferramenta de acesso à informação e de apoio no desenvolvimento de atividades educacionais, culturais e sociais, estimulando estes alunos a desenvolverem habilidades e contribuindo quanto ao interesse. O uso desta tecnologia sem custos nas escolas públicas é um dos pontos chaves para a sua utilização com os alunos com deficiência visual, favorecendo o processo de inclusão, não só escolar como também inclusão digital.
O programa pode ser visto como uma ferramenta sem a qual as coisas ficam
muito mais difíceis para o deficiente visual. Entretanto, para que ele possa continuar a ser efetivamente importante, são necessárias ações continuadas e, também, que sejam aplicadas ao maior número de deficientes visuais do nosso país. Isso depende do esforço de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário